Sobre

Meu nome é Marina Macambyra, sou bibliotecária e trabalho com documentação audiovisual desde 1982. Ou seja, quase uma vida explicando para os colegas que não, filmes, discos e fotografias não são “materiais especiais”. São documentos. Como os livros e os artigos de periódicos.

Então vamos combinar uma coisa. Chega de usar essas designações da idade da ficha lascada. Não trabalho com “materiais especiais”, nem com “materias não convencionais” e muito menos com “materiais não-livro”. O texto escrito  não precisa ser mais o referencial para tudo, definir as outras linguagens e tipos de documento a partir de comparações com a escrita e seus suportes é um pensamento atrasado.

Neste blog vou tentar resumir minha experiência prática na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA/USP. Aprendi algumas coisas nesses anos todos e gostaria de trocar figurinhas com os interessados no assunto. Vou comentar minhas leituras,  apresentar minhas dúvidas e explicar como resolvi determinados problemas.  Talvez reclame um pouco também e faça um ou outro discurso indignado.

Mas não esperem textos acadêmicos. Resolvi fazer um blog em parte porque escrever de forma acadêmica me aborrece um pouco e, quando vejo, estou perventendo o texto com ironias e coloquialismos. Também não prometo um fluxo incessante de posts. Sou uma mulher normal, que trabalha suas oito horas diárias (mesmo) e, nos intervalos, vai ao cinema, lê, faz ginástica, viaja, fotografa, passa roupa e frequenta exposições de arte.

Faço um outro blog, no qual comento aspectos do cotidiano na Universidade de São Paulo, que comecei num dia de greve, como o nome já diz:

Dia de greve

12 responses

12 12 2011
Giuliane

Oi Marina, tudo bem?

Achei muito bacana o seu blog!!! A área de documentação audiovisual é muito interessante…assisti uma palestra e fiquei encantada!

Abraços

Giuliane

12 12 2011
Oswaldo

Marina,
soube deste blog pelo Face. Você porecisava mesmo partilhar sua experiência com a documentação audiovisual. Bel legal. Estou saindo para viagem e volto em meados de janeiro. Me envie uma mensagem (meio press release) que faço uma divulgação do seu blog em meu site. Um beijo.

24 01 2012
Cristina Dotta Ortega

Marina,
Quero te parabenizar pela iniciativa do blog sobre documentação audiovisual e estimulá-la a continuar.
Particularmente me senti contemplada por você deixar tão claro questões que me chamam a atenção no ensino e na prática da Catalogação no Brasil:
– as regras do AACR2 baseiam-se no livro publicado, quando muito em textos escritos, e para os outros documentos há apenas uma ‘adaptação’; e
– tudo que não é livro entra em um grande bloco chamado ‘materais especiais’, cuja distinção não é devidamente trabalhada, o que leva a que os documentos audiovisuais e outros não sejam abordados em suas especificidades.
Valeria complementar dizendo que, mesmo para os livros, há outras soluções que precisam ser conhecidas e avaliadas.
Acredito que o pacote de instrumentos de biblioteca dos EUA é respeitável, motivo pelo qual deve ser contextualizado no tempo e no espaço.
Queria aproveitar também para dizer que você está fazendo grandes contribuições à lista de discussão do GEPCAT.
Abraço,
Cristina Ortega

24 01 2012
Marina Macambyra

Obrigada, Cristina! Sua opinião e a de outros colegas também, além receptividade dos alunos, é um ótimo estímulo para continuar. Vou continuar escrevendo, assim mesmo no meu ritmo meio lento de velhinha bibliotecária … Temos muito o que discutir nessa área!

9 07 2012
Moyra Guglielmo Muniz

Olá Marina, estou desenvolvendo um tcc que trata da questão ética na analise de sinopses de filmes, porém estou tendo uma certa dificuldade em achar artigos e/ou periódicos que tratem de sinopses. Conheci seu site por meio de uma professora da faculdade e o achei o máximo. Gostaria de saber se você teria alguma leitura para me indicar.
Abraços,
Moyra G. Muniz

10 07 2012
Marina Macambyra

Oi Moyra, não há muita coisa sobre o assunto mesmo. Estou em viagem de férias, qdo voltar te respondo melhor. Dê uma olhada no Manual de catalogação de films da Biblioteca da ECA http://www.eca.usp.br/biblioteca/manuais. Tem umas dicas, e bibliografia. até mais, volto em agosto!

10 07 2012
Marina Macambyra

Oi Moyra,nào há muita coisa sobre o assunto mesmo. Estou em viagem de férias, qdo voltar te respondo melhor. Dê uma olhada no Manual de catalogação de filmes da Biblioteca da ECA, http://www.eca.usp.br/biblioteca/manuais. Tem umas dicas, e bibliografia. Até mais, volto em agosto!

8 08 2012
Moyra Guglielmo Muniz

Olá Marina, desculpe a demora em responder. Obrigada pela atenção e pela ajuda! Darei uma olhada no manual que você mandou sim. Se conhecer algum documento a mais me avise por favor, lerei com muito gosto.

18 02 2013
Rita Lima

Olá, Marina
Muito interessante seu trabalho. Gostaria de saber se há intenção ou previsão de algum curso ou palestra aqui no Rio?
Obrigada,
Rita Lima

18 02 2013
Marina Macambyra

Muito obrigada, Rita! De imediato não tenho nenhuma proposta concreta para curso no Rio. É difícil para mim, porque trabalho o dia todo na Biblioteca da ECA/USP. Recebi um convite de uma empresa que organiza cursos à distância, mas não tenho previsão de data. Em junho tenho curso programado aqui em São Paulo:
http://paloma-altran.blogspot.com.br/2013/02/agenda-de-cursos-2013.html.

28 02 2014
Silmara Azevedo

Marina, gostaria de entrar em contato com você por favor, utilizando um e-mail. É possível? Sou gestora em uma empresa de comunicação (TV) no estado do Paraná e seu post sobre como indexar filmes com o vocabulário da USP me é de enorme interesse. Como posso entrar em contato com você?
Obrigada

6 03 2014
Marina Macambyra

Silmara, vc pode mandar mensagem para maca@usp.br ou me adicionar no Facebook. Na boa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: